segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Como Realizar a Formação de Preço para Produtos

 


O que é: Precificação é o processo de definir o valor da sua produção. Em indústrias, esse processo deve ser feito continuamente, pois  existe uma grande influência dos custos no preço e, tipicamente, grandes variações.
Características Específicas: Os produtos, diferentemente dos serviços, dependem igualmente do custo de pessoal e de matéria-prima. Em alguns casos, este último é ainda mais relevante. Além disso, processos produtivos normalmente envolvem grandes estruturas e maquinário, custos que devem ser amortizados e projetados. No mais, ainda existem custos de diferentes naturezas que devem ser devidamente categorizados e rateados.
Como fazer: A precificação de produtos é bem específica, pois envolve não apenas o cálculo unitário, mas também algumas projeções maiores para amortizar grandes investimentos. Além disso, são mercados muitas vezes dominados pelo custo, ou seja, o preço do produto é tão baixo quanto o custo permitir. De maneira didática, podemos dividir o processo em 3 etapas: Custo Unitário de Produção, Projeção de Ponto de Equilíbrio e Concorrência:
I) Custo Unitário de Produção
O primeiro passo quando se está projetando preço de produtos é saber o custo unitário. Para tal, deve-se conseguir separar os custos diretos e indiretos daquela produção em especial. Vamos usar um produto fictício para exemplificar, a famosa: PARAFUSETA.
Vamos dizer que as Parafusetas são feitas com ferro e elas passam pelas máquinas A e B.
custo unitario parafusetas
Na imagem acima, temos uma versão resumida do que seria o custo unitário da Parafuseta.
Ferro: R$0,20 | Esse valor deve ser achado através do preço do quilo do ferro dividido pela quantidade utilizada na produção de um produto. Hipoteticamente, o KG do ferro custa R$1,00 e utilizamos 200 gramas. Portanto, R$0,20.
Mão de obra: R$20,00 | Esse cálculo deve ser feito estimando as horas gastas pelo pessoal envolvido e multiplicando-as pelo custo dessas horas. No caso, utilizamos R$10,00/hora e 2 horas de trabalho.
Custo Máquina A: R$5,00 | Estamos levando em consideração que a máquina A é um custo direto (ou seja, esse é o único produto que utiliza essa máquina). Sendo assim, o cálculo feito é uma divisão da manutenção mensal da máquina pela quantidade que ela consegue produzir de Parafusetas. Utilizamos a seguinte lógica: R$5.000,00/mês de manutenção e consegue fazer 1.000 produtos. Assim, o custo unitário fica em R$5,00.
Custo Máquina B: R$2,30 | Nesta máquina, consideramos que ela é um custo indireto, pois outros produtos também utilizam-a. Sendo assim, estamos considerando que ela usa apenas 50% da máquina e o rateio vai seguir essa lógica. Sendo o custo mensal da máquina R$4.600,00/mês e ela também faz 1.000 produtos, o custo fica em R$4,60 por unidade. Levando em consideração que o rateio é de 50% chegamos ao valor de R$2,30.
Concluindo, cada Parafuseta custa R$27,50 para ser produzida e agora temos que analisar o seu preço através de uma projeção geral da empresa.
II) Projeção de Ponto de Equilíbrio
Como dito anteriormente, normalmente existem custos altos na aquisição de maquinário e estrutura física na fabricação de produtos. Portanto, é importante fazer uma projeção financeira levando em consideração não apenas os custos variáveis (R$27,50), mas também custos fixos e um projeção de volume de vendas.
Custos Fixos: Neste caso, sugerimos que sejam inseridos no custo fixo não apenas elementos típicos como aluguel, energia, salários, mas também a parcela de amortização das máquinas ou outros custos de longo prazo como financiamento do terreno.
Projeção de Vendas: Outro ponto essencial é fazer uma estimativa de venda por mês para o produto. Isso deve ser feito atrás de algumas premissas de mercado que serão tratadas em um posto futuro.
Preço de Venda: Por fim, trabalhar com essas variáveis vai ajudar a fazer simulações diferentes com o preço para chegar a um cenário realista de retorno com determinado nível de vendas e preço.
Resumidamente, o cálculo de ponto de equilíbrio pode ser entendido com a explicação abaixo. Para realizar o cálculo, basta você multiplicar o preço de venda  (PV) que você já estipulou pela quantidade de produtos que pretende vender (Q). Isso será igual aos custos fixos (CF) + os custos variáveis  X quantidade de produtos (CV.Q). Veja a fórmula abaixo:
PV.Q = CF + (CV.Q)
Se você vende uma caixa de bombom, veja como ficaria o exemplo:
PV (R$10); Q (o que quero saber); CF(R$10); CV (R$5)
10xQ = 10 +(5xQ)
10Q – 5Q = 10Q=2
Então você precisa vender 2 produtos para ficar no zero a zero. A partir daí você começa lucrar.
gráfico de ponto de equilíbrio.
III) Concorrência
Por fim, deve-se, assim como na formação de preço de serviços, realizar um comparativo com a concorrência para garantir que o valor estipulado está dentro dos padrões de mercado ou, pelo menos, condizente com o posicionamento do negócio.
Concorrencia-formação-preços-produtos
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