quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Recomendações nas mídias sociais influenciam compras?


 

Autor: Géssica Hellmann | Data: 19/07/2013 |
 
Uma pesquisa patrocinada pela empresa de publicidade online Adroit Digital e conduzida pela empresa de pesquisas Toluna Group dirigiu a seguinte pergunta a uma amostra de consumidores americanos: “As recomendações nas mídias sociais influenciam suas compras”? Confira as respostas no gráfico abaixo.
Gráfico 1 - As recomendações nas mídias sociais influenciam alguma vez as suas decisões de compra? Fonte: Adroit/Toluna (2013)
Gráfico 1 – As recomendações nas mídias sociais influenciam alguma vez as suas decisões de compra? Fonte: Adroit/Toluna (2013)
No total, 40% responderam que sim, as recomendações de produtos nas mídias sociais influenciam suas decisões de compra, contra 54% que não admitem essa influência e 5% que dizem não saber.
Agora compare esse resultado com o desta outra pesquisa, conduzida pelo Internet Advertising Bureau, que revelou que 90% dos consumidores recomendarão uma marca após uma interação nas redes sociais. Esse mesmo estudo demonstra que 80% dos consumidores estarão mais inclinados a comprar de uma marca após sua exposição nas redes sociais e 83% estarão dispostos a experimentar o produto dessa marca.
Trazendo essa tendência para uma perspectiva brasileira, podemos lembrar que o número de brasileiros com acesso à internet hoje soma um número entre 89 e 102 milhões de pessoas e que cada internauta brasileiro gasta em média 579 minutos por mês nas redes sociais, sendo 93% desse tempo no Facebook.
Sem esquecer, é lógico, dos 50 milhões de brasileiros que farão compras online neste ano.
Mais: o Brasil atingiu neste ano a marca de 73 milhões de usuários no Facebook, sendo que um terço desses usuários acessa o site usando dispositivos móveis.
Assim, mesmo que aqueles 40% que admitem ser influenciados pelas redes sociais em suas decisões de compra pareçam pouco para você, faça as contas e pense de novo.
Será que no Brasil esse número seria muito menor? Considerando o impacto que as redes sociais têm provocado em todos os aspectos da vida nacional, inclusive alimentando manifestações políticas de rua incessantes, temos razões para crer que o número real deve ser muito maior entre nós.
Por isso, se você está nas mídias sociais mas não está conseguindo influenciar a decisão de compra do consumidor brasileiro, a solução é reavaliar suas estratégias e táticas de comunicação nas redes sociais, já que o lugar certo para encontrar o consumidor brasileiro hoje é nas redes sociais.
Diante de todos esses dados, se as suas ações nas redes sociais ainda não estão produzindo impacto em suas vendas, talvez seja a hora de deixar de lado a improvisação e começar a planejar suas ações com objetivos específicos e mensuráveis. É provável que tenha chegado o momento de abandonar o “achismo” e partir para uma abordagem científica, baseada em pesquisas.
Está na hora de conversar com a gente. Simplesmente preencha o formulário a seguir ou clique no botão “Fale já”, disponível no lado esquerdo de todas as páginas deste site.


Leia mais em: http://gessicahellmann.com/recomendacoes-nas-midias-sociais-influenciam-compras/#ixzz2akZKFfyC

Um comentário:

  1. Olá, fico feliz em ver nossa publicação aqui, com todos os links para o original. O seu blog já está em meus favoritos.

    Grande abraço,

    Alex Oliveira
    Consultor de Marketing de Conteúdo - Géssica Hellmann & Cia.

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