quarta-feira, 29 de maio de 2013

Mídia: veja o ranking dos 100 maiores anunciantes de 2012



O Meio & Mensagem divulgou o ranking Agências & Anunciantes de 2012. Entre os maiores anunciantes, estão nomes como Casas Bahia, Unilever Brasil, Caixa Econômica Federal, Ambev e Sky Brasil, que ocupam as cinco primeiras posições. 
A Caixa Econômica Federal é o banco que mais comprou mídia em 2012, perfazendo um investimento total de R$ 676 milhões, 58% a mais que em 2011. Esses números levaram a instituição financeira a subir do quinto lugar no ano anterior para a terceira posição, no ranking.

A lista com os 100 maiores anunciantes do País mostra também o Banco do Brasil saltando do 22º lugar em 2011 para 16º no último ano, ao investir R$ 292 milhões em publicidade, 38% a mais que no período anterior, quando registrou R$ 211 milhões. Casas Bahia segue invicta como o maior comprador de mídia, passando de R$ 1,266 bilhão investido em 2011 para R$ 1,324 bilhão no ano passado.
No segmento de telefonia, Oi e Vivo Telecomunicações merecem destaque. A primeira subiu 17 posições na lista, saltando do 29º para o 12º lugar, com investimento de R$ 316 milhões, o que significa incremento de 64% em comparação a 2011.
A Hypermarcas retomou posições ao passar de 23ª maior compradora de mídia em 2011 para décima no ano passado. Outro salto expressivo foi da operadora de TV por assinatura Sky, que seguiu o movimento de ascensão do ano anterior, subindo da 15ª posição para o quinto lugar, com aumento de 65% no volume de investimento em publicidade, passando de R$ 256 milhões em 2011 para R$ 423 milhões no último ano.
Montadoras – O ranking dos maiores anunciantes de 2012 apresenta um sobe e desce das montadoras, com a Chevrolet na liderança de maior compradora de mídia do segmento. A fabricante de veículos de origem americana pulou da 17ª em 2011 para a 13ª posição no balanço atual, quando investiu R$ 307 milhões em propaganda, 25% a mais que no período anterior ao registrar R$ 244 milhões com gastos em publicidade.

A Renault do Brasil também subiu três posições, passando do 30º para o 27º lugar, entre 2011 e 2012, com aumento de 28% no volume investido em anúncios publicitários no último ano.  Outra com variação positiva de 58% foi a Toyota, que subiu 19 posições, passando da 81ª para a 62ª na lista. Já Volkswagen (-5%), Ford (-29), Fiat (-6%), Peugeot Citroën (-25%), Nissan do Brasil (-7%), Kia Motors (-47%) e Hyundai Caoa (-10%) tiveram variação negativa e, consequentemente, perda de posições.

Veja, abaixo, a lista dos 100 maiores anunciantes de 2012

ranking100maioresanunciantes2012

Agências – A Y&R segue na liderança das 50 maiores agências do País pelo 11º ano consecutivo. Com 13% a mais no volume de compra de mídia, a detentora da conta das Casas Bahia, maior anunciante do Brasil, movimentou um total de R$ 2,526 bilhões em 2012 contra R$ 2,228 bilhões no ano anterior. Em seguida, aparece a Ogilvy com crescimento de 22% em relação a 2011.

A AlmapBBDO se manteve na terceira posição, com variação positiva de 17% se comparada ao ano passado.  A Grey 141, resultado da fusão entre a Grey Brasil e a 141 SohoSquare no ano passado, é um dos destaques, pois em seu primeiro ano de atividade já figura na 20ª posição. Outras que tiveram subidas expressivas foram a Nova/SB, da 27ª para a 15ª colocação, e a My Propaganda que subiu do 28º para o 19º lugar.
De acordo com o Ranking Agências & Anunciantes, as agências movimentaram R$ 30,382 bilhões em 2012, contra R$ 28,068 bilhões no ano anterior.
Veja o ranking das 50 maiores agências

Ranking50maioresagências2012


Metodologia
- Os rankings de maiores agências e anunciantes usam o critério do volume de investimento em compra de mídia. O levantamento tem como base o cruzamento de informações de dois estudos: Projeto Inter-Meios (coordenado por Meio & Mensagem), cujos valores referem-se ao faturamento dos veículos, e Ibope Media, que trabalha com os preços constantes das tabelas desses veículos. O Ibope Media cruza o valor total de faturamento de cada meio com o valor baseado em tabela de preço, resultando nos percentuais de desconto médio praticados por esses meios.

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