quarta-feira, 3 de abril de 2013

Você sabe o que são Operações de Marketing?


O conceito de Operações de Marketing pode ser definido como as atividades e processos necessários para realizar a função de marketing e gerenciar a organização de forma eficaz e eficiente.

A maioria das pessoas, quando pensa no departamento de marketing, pensa no que ele produz, e não em como ele opera.

A operação de marketing possui o foco nos processos, esforços e recursos necessários a entrega do produto final, fazendo um trabalho de reengenharia e otimização dos processos das seguintes áreas:
  • Processos: passos envolvidos, personagens envolvidos, como tudo acontece, tempo gasto;
  • Infraestrutura: tecnologia, sistemas, aplicativos e ferramentas utilizadas e como se integram entre si;
  • Recursos - Pessoas: papéis, responsabilidades, força de trabalho necessária (interna e externa);
  • Recursos - Dinheiro: orçamentos, quem gerencia vs quem é o dono e como são gerenciados;
  • Ativos: -quais são, onde estão armazenados, como e onde são utilizados, acessibilidade e gerenciamento em conformidade com a legislação;
  • Cultura da empresa: atual, pretendida e possível de ser alcançada;

Quando se foca no "COMO", coisas positivas acontecem, inclusive a habilidade de aperfeiçoar o "QUE". Permite ganhar eficácia, agilidade, tempo de resposta, obter novas ideias, melhorar a capacidade de planejamento, aumentar o grau de controle e a contribuição para os resultados do negócio.

O escopo de atribuições da função relacionadas a Operações de Marketing varia em cada empresa, dependendo de seu grau de desenvolvimento. Listamos a seguir as principais atribuições que a função de Operações de Marketing pretende alcançar.
  • Aumentar a eficiência do marketing e construir uma base para a excelência através de investimentos no marketing com processos, tecnologias, métricas e melhores práticas; permitindo que uma organização desempenhe a função de marketing como um negócio totalmente mensurável;
  • Responder pela medição do desempenho de marketing, planejamento estratégico e gestão financeiro-orçamentária, desenvolvimento/otimização de processos, avaliação de competências e gestão, desenvolvimento profissional e sistemas de dados de marketing;
  • Responder pela captura e disseminação de informações de marketing para a empresa, sejam métricas de desempenho, dados, estratégia / planejamento, iniciativas e orçamentos, além dos sistemas e processos que ajudam a gerar estas informações de forma sistemática e previsível;
  • Gerar demanda (planejar campanhas), montar a estratégia de conteúdo, alinhar marketing com vendas e gerenciar  (nutrir e qualificar) leads;

Profissionais de marketing operacional não são profissionais de marketing "clássicos", com formação em Relações Públicas ou Publicidade. Geralmente são profissionais vindos de áreas de negócios / estratégicas e são mais focados em funções analíticas e orientados para processos.

SERVIÇOS RELACIONADOS
  • Avaliação Estratégica e Alinhamento com os Acionistas;
  • Seleção de plataforma de Automação de Marketing;
  • Implantação de Sistemas de Automação de Marketing;
  • Otimização de processos e documentação;
  • Demonstração do ROI de Marketing;
  • Aceleração do ciclo de compra/venda;
  • Preenchimento da lacuna entre estratégia, tática e execução;
  • Provimento de escalabilidade ao Marketing.

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