quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A boa sacada do assalto que rendeu vídeo publicitário

Sabe aquelas ideias que você vê e pensa: “Putz! Essa é uma baita sacada!”? A campanha Limonada Reserva (assista vídeo abaixo) me provocou esse pensamento. A equipe de comunicação da grife Reserva aproveitou o registro da câmera de segurança durante um assalto à loja no bairro dos Jardins, em São Paulo, para transformar o vídeo de pouco mais de um minuto numa campanha publicitária.

O vídeo é simples: mostra um grupo de assaltantes estilhaçando a vitrine da loja no bairro nobre paulistano numa madrugada de dezembro passado e levando cerca de 350 peças, num total de R$ 40 mil. Apesar do prejuízo, a equipe se reuniu com o diretor executivo da marca, Rony Meisler, e sugeriu a ideia do vídeo.
theGuardian_Reserva_230113

Na versão editada e que ganhou as redes sociais como publicidade, a Reserva exibe no vídeo a mensagem “não precisa quebrar a vitrine. Apenas entre”.
Em entrevista ao portal G1, Meisler ironizou a situação. “Eles roubaram a minha roupa e a gente roubou a imagem deles. Tomara que eles fiquem chateados e venham reclamar”.
Lançado no Youtube na sexta-feira, 18 de janeiro, o vídeo passava de 108 mil views e mais de 2.200 “gostei” até a noite de terça-feira (22). O número de aprovações em poucos dias só reforça que o brasileiro curte cenas curtas, simples e até “caseiras”.
A equipe de comunicação da Reserva soube aproveitar muito bem uma oportunidade e fez rápido uso das redes sociais, compartilhando o vídeo em seu blog e outras plataformas. Sem contar que toda edição foi feita pela própria marca. Imagine quanto custaria a produção em uma agência profissional?
Por fim, será que podemos chamar os R$ 40 mil em peças roubadas de prejuízo? Contando a repercussão da campanha na imprensa nacional e até internacional (veja matéria no inglês The Guardian), a publicidade até que saiu barata.




Isso sim é saca de MARKETING!! (DIEGO JACOB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário