quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

5 Estratégias de Marketing Gratuitas (ou Quase)

Numa perspectiva pouco ortodoxa para o clássico marketer, entendendo desde logo a clara dificuldade financeira e de recursos que as start-ups encaram no seus primórdios, as estratégias de marketing têm obrigatoriamente que ser constituídas por planos pouco dispendiosos. Disse dispendiosos? Porque não grátis?


Na minha modesta opinião, que com muito ou pouco valor também conta, a era dos flyers e dos cartazes acabou. À partida, é dinheiro que não se gasta e que pode ser aplicado noutras acções. Na televisão e rádio, colocando de parte a divulgação realizada “por boca” nos programas noticiosos, a publicidade tem valor para as grandes marcas. Primeiro, porque são estas que a podem pagar (mais caro do que ouro) e segundo, porque são as que têm uma posição clara no mercado e o seu prestígio acaba por fazer mais do que a própria publicidade. Resumindo, este tipo de comunicação também não é indicada para os demais pequenos negócios e start-ups.

Além das acções de marketing gratuito que já foram referidos na Mexxer, como é o caso dos blogs, conteúdos gratuitos, ebooks, etc., existem um conjunto de outras soluções rápidas e tão ou mais eficazes. Através de um planeamento estratégico, as acções seguintes podem trazer novos clientes até si.

1. Concursos e brindes. Toda a gente gosta de ter algo à borla e isso significa que concursos, promoções e ofertas são uma óptima maneira de obter tráfego no seu website e de aumentar a sua lista de e-mails. É quase um dar para receber, uma estratégia desenvolvida à volta do gratuito onde o que dá quebra a fronteira entre o cliente e o seu produto ou serviço. Além disso, como permite o crescimento da sua lista de e-mails, tem uma oportunidade para manter-se ligado ao cliente para futuras divulgações, como newsletters, uma solução inovadora ou novas acções de marketing.

2. Programas refira-a-um-amigo. Permita que os seus clientes o ajudem a espalhar a palavra sobre a sua empresa através de um programa refira-a-um-amigo. Uma opções para concretizar um sistema deste tipo pode passar por oferecer um desconto ao cliente caso os amigos que este trouxer se registem ou participem de alguma forma no seu negócio ou pode mesmo oferecer promoções aos novos utilizadores que chegaram através do programa refira-um-amigo com promoções ou vantagens que de outra forma não seriam possíveis.

3. Troca de links. Pelo título já deve perceber a vantagem: ajudar para ser ajudado. Uma vez que jamais pagará para ser referenciado noutros websites, a criação de uma rede de ligações com outras empresas pode ajudar no seu crescimento. Estas ligações podem passar por troca de painéis publicitários, conteúdo escrito de referência ou simples parcerias. Num ambiente dominado pela crise, quase todas as empresas que se encontram ao mesmo nível que a sua anseiam por oportunidades destas.

4. Sites como a Groupon. Esta táctica pode não ser útil para todas as áreas de negócio mas é uma excelente oportunidade para vendedores de produtos e alguns prestadores de serviços. Na verdade, mesmo estando à primeira vista a perder dinheiro, se proporcionar uma boa experiência a quem comprar a sua marca através de websites como a Groupon não está mais do que a divulgar-se e a garantir novos clientes.

5. Afiliações. Esta estratégia passa por afiliar-se a programas que permitem a sua divulgação noutros websites a troco de uma percentagem das vendas realizadas a utilizadores que chegaram até si através da publicidade fornecida pelo afiliado. Com estes programas a sua marca será divulgada em blogs e outros sites que utilizem publicidade como o sistema Google AdSense ou Shareasale.

Com estas estratégias a sua start-up poderá crescer sem comprometer a carteira.Se utiliza outras estratégias de marketing gratuitas para atingir este objectivo, não hesite em partilhá-las connosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário