quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

15 erros fatais na gestão de redes sociais

A sua presença online pode estar cometendo 15 erros que irão estragar a sua marca nas redes sociais

Embora as mídias sociais não seja algo novo, a maneira com que muitas pessoas e empresas usam (bem ou mal) acaba surpreendendo.
Cada pessoa ou empresa tem a sua própria jornada e estratégia de publicação e acabamos usando ferramentas diferentes de diversas maneiras – nem sempre bem acertadas.
No entanto ainda se cometem muitos erros comuns nas mídias sociais, sejam por blogueiros, sejam por algumas marcas. Esses erros tê o potencial para fazer as suas mídias serem sufocadas e, no longo prazo podem colocar em xeque a sua carreira e sua marca.
Pense nisso: as mídias sociais são um espaço público, muito mais público e acessível do que blogs e sites. Apesar de não estarmos conscientes, cada vez que fazemos uma atualização de status nas mídias temos o potencial de atingir uma audiência enorme de pessoas que não conhecemos através de outras pessoas que compartilham as nossas mensagens.
E isso pode acontecer para o bem ou para o mal, seja as suas mensagens boas ou ruins.
Fique atento a esses 15 erros que podem fazer com que você transmita uma mensagem errada…
A sua marca pode estar cometendo erros graves nas mídias sociais.
A sua marca pode estar cometendo erros graves nas mídias sociais.

#1. Usar a mídia social como meio de transmissão

Todos nós já sabemos que as mídias sociais são uma ferramenta de engajamento, mas quantos de nós realmente a tratam dessa maneira?
Qual é a sua relação de difusão para as atualizações diretas e as atualizações que abordam os outros usuários individualmente? E essas atualizações são apenas para amigos e familiares que você se sente seguro em interagir, ou você está chegando a novos leitores, contatos e possíveis clientes dentro do seu mercado?

#2. Não responder aos contatos

Enquanto você não puder se conectar com todas as pessoas em todas as redes, se quiser construir uma presença online precisa se concentrar em responder aos contatos de outras pessoas nas redes sociais.
Evite um modelo de resposta padrão e procure maneiras de se conectar facilmente com cada pessoa que se aproxima de você para que seja possível desfrutar dos reais benefícios das mídias sociais.

#3. Não se juntar aos leitores

Aonde estão os seus leitores? Quais redes que eles utilizam? Você está nessas redes, ou está adiando a sua presença porque acha que não tem tempo ou energia para enfrentar uma nova rede social?

#4. Não oferecer botões de compartilhamento em seu conteúdo

No seu conteúdo, você oferece aos leitores opções de compartilhar a sua mensagem nas redes sociais e a oportunidade de seguir você através delas?
Oferecer uma coisa ou outra é melhor do que não oferecer nada. Mas, oferecer opção de compartilhamento para todas as redes é muito importante, além de botões para os usuários seguirem você pelas redes sociais.
É importante oferecer as duas opções para os leitores.

#5. Não seguir seus leitores

Se um leitor contata você através das mídias sociais, você o segue?
Ao seguir as pessoas que fazem contato com você, o número de pessoas participando das suas redes e compartilhando as suas mensagens pode ser esmagador.
A conexão essas pessoas é uma ótima maneira de aproveitar o máximo as mídias sociais e fazer com que seus leitores ajudem a aumentar a sua rede.

#6. Não seguir os contatos da indústria

Conectar com as pessoas do seu mercado é uma excelente maneira de ficar por dentro das notícias e novidades sobre o seu mercado, ou sobre um mercado que você se interessa.
Por outro lado essas empresas podem seguir você de volta e compartilhar as suas atualizações com os seus seguidores. Mas, mesmo se não o fizerem você tem ótimas fontes de informação para o seu conteúdo.


#7. Não apresentar a sua marca de forma consistente em uma rede

Cada marca tem uma série de aspectos que precisam ser cuidadosamente gerenciados com um trabalho detalhado de curadoria se você quiser dar aos seus seguidores uma ideia clara de quem você é.

#8. Não apresentar a sua marca de forma consistente em todas as redes

Na sequência do ponto anterior, é normal uma marca ter leitores que os acompanhem por todas as redes e por isso é preciso se apresentar e se comportar de maneira consistente em todas as redes.
O Twitter, Facebook, Google+ e Pinterest devem ter as mesmas características da sua marca, mesmo que as informações que são compartilhadas sejam selecionadas individualmente.

#9. Só fazer o básico

As redes sociais percorreram um grande caminho desde que foram lançadas. Mesmo as que chegaram mais recentemente estão evoluindo com novos recursos o tempo todo.
Mesmo assim, muitos de nós ignoram esses movimentos e apenas mantemos o mesmo estilo de postagem, dia após dia.
Você está por dentro das características das redes sociais que se utiliza? Você está atualizado ao que cada rede oferece ao seu blog? Caso contrário você pode estar perdendo oportunidades valiosas de promover o seu conteúdo para os leitores.

#10. Não monitorar o tráfego

No nível mais básico, vale a pena saber que parte do seu tráfego de seu blog vem de mídia social, e de quais redes ele vem.
Este conhecimento vai te auxiliar a concentrar seus esforços, priorizar o seu trabalho e gerir o seu tempo da melhor forma possível.

#11. Não rastrear o quanto seu conteúdo é compartilhado

No outro lado, também é importante mensurar o quanto o seu conteúdo é compartilhado. Isso é importante para saber qual tipo de conteúdo funciona em uma rede e não funciona e outra rede.

#12. Não ouvir as discussões sobre o mercado

Da mesma forma, é muito importante acompanhar não apenas o que as pessoas dizem nas redes sobre a sua marca, mas sim sobre o que dizem sobre o mercado.
Isso pode lhe dar ideias de conteúdo, oportunidades de contatos com leitores sobre temas da atualidade e até mesmo outras ideias úteis para a sua presença online.
Social media é sobre uma maneira de conhecer o que o seu público está pensando e sentindo.

#13. Não ouvir os seus concorrentes

A escuta não para por aí. Você precisa estar atento às discussões de seus principais concorrentes e descobrir o que o público tem a dizer sobre eles.
Isso vai te ajudar a encontrar e preencher lacunas em sua inteligência e dar-lhe ideias sobre produtos e serviços.

#14. Não postar consistentemente durante o dia

Este é um grande problema. Mesmo se os seus seguidores estiverem no seu fuso-horário, existem os melhores e os piores momentos para compartilhar em redes sociais.
Se você está atento para entender qual é o caminho do seu público nas mídias sociais, você precisa saber quando seus ouvintes estão mais ativos e mais online.

#15. Não perceber que a promoção não para nas redes sociais

As redes sociais têm a sua importância, mas são apenas uma maneira de alcançar as pessoas que você deseja que participem da sua comunidade online.
É uma peça de um quebra-cabeça. Mas se você só quer usar a rede social para levar pessoas ao seu site, vai matar qualquer audiência que criou. E é por esse motivo que as redes sociais devem ser usadas como parte de um amplo conjunto de ferramentas na criação de engajamento e audiência.
Entenda a importância das redes sociais na presença online de um website
Entenda a importância das redes sociais na presença online de um website.

Cuidado com a sua presença digital

A sua marca pode estar cometendo alguns desse erros, que são fatais na sua estratégia de gestão de redes sociais e que pode reduzir o engajamento dos seus leitores e trazer também danos à sua imagem online.
Procure sempre aproximar a sua estratégia online de algo que seja coerente com os seus princípios e que leve coisas positivas aos seus leitores, para que a sua comunidade online seja fortalecida e a sua reputação seja a de uma empresa altamente envolvida naquilo que você faz.
Caso contrário, as redes sociais, de aliadas, podem se transformar em inimigas da sua presença digital.
___
Este artigo foi inspirado no “15 Social Media Mistakes that are Strangling Your Success”, do Problogger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário