segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O risco de planejar sem ter gestão estratégica

 

As empresas cada vez mais estão investindo em Planejamento Estratégico, o grande cuidado está em finalizar as atividades e ter força para a continuidade tendo uma boa Gestão Estratégica, sobre isso o artigo de hoje

Falo bastante de Planejamento Estratégico em meus artigos, pois o conceito segue conforme um dos primeiros que escrevi "... o Planejamento Estratégico é um processo gerencial para a evolução da organização. Para isso, traçar objetivos, por meio de estratégias subdivididas em planos de ação para sua execução, onde se leva em conta as condições internas e externas da empresa..." nessas reuniões, normalmente realizadas pelos gestores das empresas é analisada a matriz SWOT, criado mapa estratégico e definidas as estratégias, além disso é revisado negócio, visão, missão e valores para posterior disseminação das pessoas na organização, o grande desafio são os próximos passos, como fazer essas ações acontecerem e manter o time engajado a tudo o que foi feito.

É nessa parte que entra a Gestão Estratégica (GE), pois é necessário trabalhar em manter a competitividade em alta, utilizando ferramentas e técnicas de gestão para avaliação do conjunto estratégias que ajudem a organização a ter uma tomada de decisão, ter ações sistemáticas continuadas, para corrigir as metas e indicadores de estratégicos analisados e de responsabilidade da Alta Direção, mas com necessidade de compartilhamento nos diversos níveis da organização, afinal todos necessitam estar comprometidos e ajudando nessa construção. Reuniões mensais são fundamentais para o êxito das estratégias, pois quem não é visto não é lembrado, por isso precisamos bater na mesma tecla todos os meses para buscar a consistência e constância de propósito a qual foram construídos.
Sabemos muito bem do famoso PDCA, portanto ao entrarmos no (C), estamos na Gestão Estratégica, pois já Planejamos (P) e estamos em Execução (D), se não gerenciarmos as estratégias não chegaremos a lugar algum. Não adianta só construir o Planejamento, com mapa, estratégias e planos de ações, se não existir uma boa GE para medir se a visão está sendo atingida ou através de ferramentas corrigir o rumo, é como fazer analogia com um filho, não é só colocar no mundo, precisamos cuidar constantemente dele com carinho e ver cada passo ele dá, corrigindo e educando para crescer forte e feliz, esse é segredo do sucesso.
"Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve"
(livro Alice no país das maravilhas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário