quarta-feira, 1 de agosto de 2012

9 Fatos sobre Felicidade que você não conhece



Postado em 1 de agosto de 2012 por Guilherme Lito

Felicidade - LUZ Geração Empreendedora
Acredito que, instintivamente, todos queremos ser mais felizes, tanto em quantidade, quanto qualidade. Nessa busca, li e vi que o paradigma do “ganhe muito dinheiro para ser muito feliz” já é passado. É claro que ainda é ensinado em jogos, academia e setores que, em geral, querem manter a sociedade como ela é, mas estudos já demonstraram que essa equação é muito mais complexa. Atualmente há uma forte corrente no mundo tentando qualificar, quantificar e otimizar a felicidade de todos. O FIB (Felicidade Interna Bruta), conceito que substituiu o PIB no Butão há anos como forma de medir o seu desenvolvimento é estudado em diversos países e um dos exemplos mais famosos, inclusive já postamos sobre por aqui. Pessoalmente prefiro o HPI (Happy Planet Index – Índice do Planeta Feliz) que mede quão eficientes nós somos em gerar bem estar e felicidade para a população custando o mínimo possível ao planeta. É claro que o conceito de felicidade em si pode ser amplamente debatido, mas vamos simplificar as coisas?
Hoje vim mostrar 9 fatos sobre felicidade que eu não sabia, que tirei de uma pesquisa legal que saiu na Business Insider.
Vamos lá!

1. Ser sociável é essencial para a felicidade. Papo furado não.

Papo furado não!
O estudo comprovou que pessoas que vivem vidas sociais mais ativas, são mais felizes e que discutir assuntos que sejam de fatos relevantes, fazem de você uma pessoa mais feliz. Porém perder tempo com papo furado que não vai chegar a lugar nenhum, nem tanto. Achei isso legal, pois muitas vezes sou criticado por “puxar papos sérios” em locais onde se “deve discutir novela e vida alheia”. NÃO! 1000 vezes não! Como diria Sócrates, “A Vida não examinada não vale ser vivida.” (Sim, tem que haver um equilíbrio aí…)

2. Mapa dos países mais felizes

Olha aí o mapa com a “distribuição de felicidade” no mundo.
Países mais felizes do mundo
Agora o mapa do Happy Planet Index, mencionado lá em cima. Lembrando, os países que são desenvolvidos, segundo o HPI, são os que conseguem proporcionar o máximo de bem estar com o mínimo de poluição.
Happy Planet Index - LUZ Geração Empreendedora

3. Mulheres, casem com homens mais feios!

Mulher bonita e homem feio = felicidade
Nessa eu me dei bem! Ficou provado que a única relação que existe entre beleza e felicidade em casais, é que ambos são mais felizes quando a mulher é mais bonita do que o homem. Interessante, não?

4. Mais grana = menos motivação e performance

Mais dinheiro = menos felicidade
Para não ser tão categórico, até certo ponto mais dinheiro é melhor, mas depois de um certo momento, mais dinheiro não muda em nada sua felicidade ou pior, pode lhe causar ainda mais estresse. Isso foi bem dito pelo vencedor do Prêmio Nobel de Economia, Daniel Kahneman, que, genial que é, descobriu outras tantas coisas que desafiam as tradicionais leis econômicas. Fica a dica! Vale a pena ler/ver filmes. Escrevi sobre isso também em outro post por aqui…

5. Não deixe os outros te afetarem

Feedback negativo
Na semana passada escrevi um post polêmico. Numa comunidade em especial houve mais de 40 comentários, a grande maioria me criticando duramente muitas vezes ofendendo a mim, nem falando do texto em si. Haja meditação para não internalizar todas as energias negativas que me enviaram! Feedbacks são sempre bons, na medida em que (1) quem os dá quer realmente agregar a você e (2) você sabe absorver o que é válido. É claro que esse equilíbrio é muito difícil de se conseguir chegar, mas quem disse que a vida é fácil?… Enfim, foi ótimo saber que um dos segredos da felicidade é, também, ignorar muito do que se ouve. UFA!

6. Dar é melhor que receber

Dar é melhor que receber
Essa foi uma das primeiras que o FIB provou. A alegria de se dar é maior do que a de receber. Muito contra-intuitivo, não? Teoricamente trabalhar é um saco, ajudar os outros é, quase que por definição, abrir mão de algo bom que você tem (tipo tempo). O fato é: a alegria de servir é imensa. Só quem trabalha/pratica algo que gosta que envolve servir/oferecer, sabe. Gostaria de abrir um parêntesis para o pessoal do Curto Café, simpático local no centro do Rio de Janeiro onde você poderá viver na prática essa experiência. Lá, o prazer de “trabalhar” está estampado no rosto de cada um, que vão se divertir tanto quanto você ou mais com sua presença. E, por fim, você ainda toma um café como o que segue abaixo. MMMMMM!!!!
Curto Café - LUZ Geração Empreendedora

7. Felicidade é contagioso

Felicidade é contagioso - LUZ Geração Empreendedora
Essa sem dúvida é uma grande verdade! A diferença é que nós sempre soubemos isso intuitivamente, e agora podemos dizer que está provado! Duvida? Chegue na Casa LUZ que a gente te contagia ;)

8. Perder esperança pode aumentar a felicidade

Perca as esperanças!
Esse fato é extremamente relevante para empreendedores. Assumir uma derrota pode te deixar feliz. Deixar uma velha esperança ir embora pode tirar peso das suas costas. Exemplo radical: assumir que sua doença vai te matar em alguns anos tornará esses alguns anos mais prazerosos, com menos uma preocupação.
Está batendo cabeça na mesma ideia há anos? Ela já virou um monstro na sua cabeça? Talvez esteja na hora de perder as esperanças. É claro que empreender é um exercício de acreditar nos seus princípios e ideias, mas saiba equilibrar isso!

9. Você saberá lidar com tragédias melhor do que pensa.

Tudo é menos ruim do que parece
Em seu livro, “The 4-hour workweek”, Tim Ferris prega um estilo de vida muito diferente do “tradicional”. Ele sugere que você venda tudo que tem e viva uma vida baratíssima ao redor do mundo trabalhando pouco (esse é um resumo tosco do livro). É claro que 99,9% da população tem um medo bizonho de realizar essas mudanças drásticas, e ele propõe um exercício legal: escreva o que vai acontecer se TUDO der errado. Qual o pior cenário? Ficar sem emprego, sem casa? Quando você tangibiliza o pior cenário, vê que as coisas não são tão más quanto parecem, e é exatamente esse o nono fato. Fique tranquilo, se tudo der errado você será mais feliz do que imagina.
SURPRESA!

10. Você tem que ganhar 2,5 vezes mais sendo assalariado para ter a mesma felicidade de um empreendedor

Empreendedores são mais felizes
Estava com saudades de presentea-los com uma dica/fato/foto/case extra. Guardei o melhor para o final…
Foi ótimo ler um estudo sobre isso para poder falar nos chopps! Os empreendedores são mais felizes, mesmo se ganharem até 2,5 vezes menos. Se você está na dúvida se empreende ou não, olha quão importante é esse número! Você acha que não conseguirá o mesmo salário que tem agora se empreender? Provavelmente estás certo, pelo menos no curto prazo, mas para quê ter o mesmo salário? Você tem uma boa margem aí!
E aí empreendedores, concordam com esses fatos? O que mais te deixa feliz? Comente, compartilhe! :)
Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário