segunda-feira, 23 de julho de 2012

Dicas práticas de como produzir um e-mail marketing de qualidade

 

Publicado por



Hoje o foco da maioria das empresas está no desenvolvimento de ações de Marketing Digital, onde a maior concentração, cerca de 80% é o e-mail marketing. Segundo estudo realizado pela SeeWhy Software divulgado no ano passado (2011), a principal fonte de tráfego ao carrinho de compras de diversos sites de e-commerce nos Estados Unidos foi o e-mail marketing.
Um e-mail marketing desenvolvido com algumas boas práticas torna extremamente eficiente as vendas de e-commerce, com baixo custo e alto retorno. Para se ter retorno através desse recurso, apresentamos alguns passos importantes:
1) Quem é sua base de dados?
Quando a empresa envia um e-mail marketing para uma base de usuários desconhecida ou comprada sem saber a procedência, a taxa de conversão será ínfima.
Quando se tem uma base de clientes opt-in e de público segmentado, o retorno de conversão pode ser 3 vezes maior.
2) Palavras proibidas
Na construção da arte para o e-mail marketing, as palavras inseridas são de extrema importância. Não se deve usar, por exemplo, newsletter, news, e-mails, todos os direitos reservados, grátis, promoção, sigilo absoluto, entre outras. Evitando as palavras proibidas, a probabilidade de entrega de e-mail marketing é bem expressiva.
3) E-mail marketing não é revista
A arte da newsletter bem feita em um e-mail marketing deverá ter 60% de texto e 40% de imagem, e tem que ser em código HTML.
4) Retorno de reputação
Muitas empresas, por envio indevido de e-mails e compras de listas sem procedência, prejudicam a reputação do seu domínio, podendo, assim, tê-lo bloqueado por minutos ou dias e entrar para as black lists, tornando sua imagem negativa para os clientes.
5) Qual a reputação do provedor
Existem inúmeros provedores, mas você deve escolher um que tenha reputação positiva no mercado, com centenas de ip’s, links dedicados e gerenciamento.
6) Frequência de envio
É muito importante que haja um planejamento de envio de e-mail marketing: quantos dias na semana, qual o melhor horário, a velocidade e o volume de disparo. Não será positivo enviar um milhão de e-mails em um único horário. Tudo isso interfere no resultado da entregabilidade. E-mail marketing bem feito não é quantidade, e sim qualidade. Pesquise o melhor horário para envio.
Coloque em prática essas dicas para que seus e-mails marketing produzidos aqueçam o tráfego do seu site e principalmente as vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário