segunda-feira, 9 de julho de 2012

Desenhos Animados, Empreendedorismo e o Trabalho

      

Postado em 9 de julho de 2012 por Leandro Borges
 
Eu adoro assistir desenhos. Sempre gostei e sempre vou gostar. Confeso que já fazia muito tempo que não parava para ver os clássicos e graças a um vôo de avião, tive essa oportunidade. Me esbaldei e assisti tudo de boa, Flintstones, Jetsons, O Manda-Chuva e Tio Patinhas.
Me surpreendi percebendo que desenvolvi uma nova maneira de analisar esses desenhos nos últimos tempos, como se estivesse vendo algo totalmente diferente do que vi antes. Essa nova lente me permitiu compreender quais eram as mensagens e valores mais profundos que cada um desses programas transmite para as crianças de como será a vida delsa no futuro em relação à familia, trabalho e consequentemente a visão sobre empreendedorismo.
Sem muito mais blá blá blá, gostaria de dividir com os leitores do blog as cenas mais impactantes.

1) Cena de Abertura de The Flintstones


Comentários: O que vemos aqui é a clássica divisão trabalho/família, na qual Fred é aquele funcionário que trabalha apenas para sustentar a sua vida financeira, embora não goste do que faz e corre desesperadamente assim que bate o ponto de final do expediente. Do outro lado, Vilma está no seu papel de mulher dona da casa e quem, de fato, cria as crianças.

2) Jetson tomando esporro do Mr. Spacely


Comentário: Infelizmente, não consegui achar um excelente vídeo do relacionamento de George Jetson com o seu chefe/hitler, mas já dá para ter uma idéia. Jetson, assim como Fred, trabalha com o único intuito de arcar com as responsabilidades da família e, para tal, atura episódio sim e episódio não, uma demissão e humilhação de seu chefe que, por acaso, se parece muito com Hitler.

3) O Manda Chuva, a malandragem que traz retorno


Comentário: O Manda-Chuva deve ser o personagem mais empreendedor possível, junto com o Coyote. No entanto, tal qual as novelas da Globo, ele usa seu talento e criatividade para passar a perna nos outros e manipular todos a sua volta.
4) Tio Patinhas: rico é tudo sovina.

Comentários: Assim como os Jetsons, foi difícil achar um bom vídeo. Porém, essa talvez seja uma das mensagens mais direta dos desenhos, ricos são sovinas. Melhor mesmo é seu o bom e velho Pato Donald classe média que ama os sobrinhos e está sempre falido.
E ai, galera da geração Y? Curtiram? Concordam ou tem outras sugestões de bons desenhos? Comente agora!

fonte: http://blog.lojadeconsultoria.com.br/empreendedorismo-2/desenhos-animados-empreendedorismo-e-o-trabalho/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+Blog-LuzLojaDeConsultoria+%28Blog+-+LUZ+Loja+de+Consultoria%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário