quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Marca: muito mais do que um logotipo, um conceito


O logotipo é a representação gráfica da marca que pode ser composta por um símbolo, uma tipografia ou a união dos dois elementos. Seu desenvolvimento e aplicação devem ser cuidadosamente planejados para que seja facilmente reconhecido.
Já o conceito de marca abrange muito mais do que sua representação gráfica, onde associados a imagem, traz a identidade, as características e valores de uma empresa ou o diferencial de um produto, como a qualidade e os benefícios que o fazem ser único na percepção do consumidor.

Criação de marcas fortes
Alta concentração de informações com o uso de poucos elementos é a fórmula para criação de marcas fortes.

A tipografia, a forma e as cores escolhidas devem transparecer o conceito da marca. É a partir dele que reconhecemos uma empresa ou um produto em uma campanha publicitária onde, às vezes, o logotipo não aparece, mas sim somente os elementos institucionais.

Leia também: Tendência minimalista, quando menos é mais

Um grande exemplo são as peças a seguir, de uma campanha publicitária do Banco Itaú para divulgar seus diversos serviços. O logotipo e o nome da empresa não aparecem em nenhum momento, mas é claramente perceptível de qual empresa é a propaganda pelo reconhecimento da tipografia, da forma e, principalmente, das cores institucionais.
“Você sabe pela cor, você sabe de cor quem é feito para você.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário