terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Livro para quem quer usar redes sociais para empreender

#indico: livro para quem quer usar redes sociais para empreender

 
“Sempre que ouço histórias de pessoas empreendedoras, parece que elas já nasceram sabendo o que fazer…”
Foi um pensamente como esse que, há um ano, me fez ler “Conexões Empreendedoras“, de Renato Fonseca de Andrade, consultor e colaborador do Sebra-SP. À época, eu buscava inspiração e meios de descobrir quais aptidões poderiam ser melhor exploradas.
A obra de Andrade – profissional com mais de 16 anos de experiência em empreendedorismo -, traz questões básicas como a definição de empreendedorismo, até análises mais complexas como a que abre esse post.
A capa do livro vende bem o recheio: “entenda por que você precisa usar as redes sociais para se destacar no mercado e alcançar resultados”.
O autor alterna teoria e prática ao dividir o livro em quatro momentos: empreendedorismo, visão empreendedora, atitude empreendedora e redes sociais.
“Ser empreendedor é – antes de tudo – expressar a capacidade de articular recursos para atingir um objetivo, um propósito. E essa atitude deve ser exercida nas dimensões pessoal e profissional”, define Andrade.
Ao falar sobre redes sociais, ele ressalta o poder dessas no desenvolvimento de negócios. E dá três dicas de ouro para criar, manter e utilizá-las:
  • doação ao próximo. “Laços construídos com alguém a partir de doações legítimas e bem intencionadas são mais fortes”;
  • disponibilidade. “Estar disponível para as pessoas é ter a capacidade de oferecer reciprocidade”;
  • rastreabilidade. É preciso atualizar sempre os dados de seus contatos para que haja possibilidade de interação.
Na parte final de “Conexões Empreendedoras”, Renato Fonseca de Andrade ilustra com cases bem sucedidos maneiras de aplicar as três regras nas mídias sociais e ganhar dinheiro com isso.
A leitura é rápida, inspiradora e repleta de teorias facilmente aplicáveis. Principalmente para quem – como eu – é apaixonado por meios digitais. Ao rever o livro para esse post, repensei algumas aptidões e descobri novas. Espero que o mesmo aconteça com você.
Boa leitura!

Um comentário:

  1. Muito legal o post Prof Diego, fico muito contente em poder colaborar com algumas ideias. Grande abraço!
    Renato Fonseca

    ResponderExcluir