terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Como smartphones, TVs inteligentes e tablets podem ajudar no seu marketing



Nos próximos meses, teremos mais smartphones, TVs inteligentes em nossas casas e tablets debaixo do braço. O que o marketing digital tem a ver com isso? Tudo. Essas são as mídias do futuro próximo.
As vendas mundiais de equipamento de acesso móvel à internet vão alcançar 53,5 milhões em 2011, número 6,2% maior do que o previsto anteriormente. No Brasil, em 2011 as vendas devem alcançar entre 350 mil e 500 mil equipamentos, segundo dados do IDC.
A web móvel cresce oito vezes mais rápido que a web baseada no desktop. Diante desse cenário, vale refletir sobre essa modalidade e como podemos tirar proveito dela.
Smart TVs
A previsão de vendas de TV no Brasil para 2011 é de 12 milhões de aparelhos, segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Eletrônicos. Desse montante, 17% são as chamadas smart TVs (aquelas conectadas à internet). Até 2015, as estimativas indicam que 75% dos aparelhos vendidos no País serão “inteligentes”.
Os números ainda são tímidos, concordo, mas vale acompanhar esse crescimento nos próximos meses, ainda mais considerando a predileção do brasileiro pelo novo e pela compra parcelada, principalmente de tecnologia. Outros fatores a analisar:
  • games e consoles como o Xbox 360 estão em alta;
  • o Google já negocia parcerias no Brasil para decolar a Google TV por aqui;
  • a operação do Netflix, serviço de streaming de filmes e séries, tem grandes chances de agradar os brasileiros.
Com as Smart TVs, os usuários podem desfrutar de ferramentas inteligentes de busca, redes sociais, web browser e uma infinidade de aplicativos. E aí mora uma grande oportunidade para marcas dos mais diversos setores.
Smartphones
 
Enquanto a venda de TVs inteligentes procura estabilidade no Brasil, o mercado de smartphones está consolidado. Em 2010 foram mais de 5 milhões de unidades adquiridas por brasileiros (de um total de 207 milhões de aparelhos), segundo a comScore.
Já no primeiro semestre de 2011, as vendas de celulares inteligentes no País aumentaram em 165% na comparação com o mesmo período de 2010. A consultoria IDC acredita o Brasil fechará 2011 com 10 milhões de smartphones vendidos.
Em 2012, a previsão brasileira é de que os smartphones superem as vendas de desktops e notebooks juntos!
Pensando em ações mobile, vale apostar em SMS, MMS, QR Code, bluetooth, advergames e aplicativos que utilizem a geolocalização.

Tablets
 
Os brasileiros estão tomando gosto pelos tablets. Com a popularização (leia-se baixa nos preços) desses equipamentos, somente no primeiro semestre de 2011 foram 200 mil unidades vendidas em território nacional. A previsão para o ano é de 450 mil (IDC).
Assim como os smartphones, os tablets carregam uma infinidade de aplicativos e estão mudando a maneira como consumimos cultura. Para Russell Feldman, diretor de tecnologia do instituto de pesquisa YouGov, o declínio na venda de livros de papel e mídia impressa só confirma o uso de iPads (ainda o mais vendido no mundo) e outros devices do gênero.
Um recente estudo da B2, consultoria especializada em público jovem, aponta que o tablet é o segundo maior sonho de consumo da geração Y brasileira para 2012, perdendo apenas para viagens.
Se você possui um tablet, já deve ter levado ele para cama. Em pesquisa com os ingleses, o YouGov registrou que 24% deles aderiu à prática. Imagine promover sua marca ou fechar uma venda na hora em que o usuário está mais suscetível a ser impactado? #ficaadica.

 Fonte: midiaria.com/blog

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