quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Medindo a presença das marcas nas redes sociais

By daniela on 11 de outubro de 2011


A audiência e o engajamento conquistados pelas marcas em seus perfis nas redes sociais já estão sendo medidos por um estudo específico, o IndexSocial. Como anuncia matéria publicada no blog do portal Época Negócios, o índice foi criado pela Agência Espalhe, especializada no chamado marketing viral ou de guerrilha, que visa utilizar o poder de comunização das redes.



A lógica seguida para medir a relação das marcas com seus consumidores nas redes sociais é a mesma da Bolsa de Valores no levantamento das ações mais negociadas. A medição da audiência utiliza um robô que acompanha diariamente a presença das empresas no Facebook, Twitter e Youtube. Durante o mês de setembro, por exemplo, foram monitoradas cerca de 300 marcas, levando-se em conta as que detêm 80% de audiência nas três plataformas a cada dia, conforme destaca o Época Negócios. A liderança de audiência no mês ficou com a Claro, que repetiu a posição alcançada em agosto.



No quesito engajamento – que engloba a quantidade de “curtir”conquistada no Facebook e as menções e retuítes no Twitter – o topo do ranking ficou com a Brahma Futebol Rio, que concentra os quatro perfis da empresa associados aos grandes times cariocas (Vasco, Fluminense, Flamengo e Botafogo).



O estudo também indica crescimento da utilização das redes sociais para a construção de relacionamento entre marcas e consumidores no Brasil. Conforme indica o Blog da Época Negócios, em abril, 177 marcas brasileiras se conectavam a 7,9 milhões de internautas. Em setembro, já são mais de 300 marcas conectadas a 22 milhões de usuários do Facebook, Twitter e Youtube.



Com informações de Época Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário