quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Você está preparado para montar um negócio?

Natasha Hazan, coordenadora regional da Endeavor RJ, revela alguns pontos importantes que todo empreendedor deve estar atento.

Abrir o próprio negócio faz parte do sonho de milhares de brasileiros. A maioria, porém, trava na hora de dar os primeiros passos pelas dificuldades encontradas no caminho. Como forma de colaborar com essa situação, o Portal Administradores está realizando uma série de entrevistas com especialistas e empreendedores de sucesso para auxiliá-lo na construção do seu negócio.


Nessa semana, confira um bate papo feito com Natasha Hazan, coordenadora do Instituto Empreender Endeavor no Rio de Janeiro. Natasha explica o melhor caminho para avaliar um potencial negócio, as características marcantes nos empreendedores de alto impacto e dúvidas comuns quando a assunto é abrir uma empresa. Confira abaixo:



Quais são as características predominantes nos empreendedores de sucesso?

Na Endeavor, acreditamos no empreendedor de alto impacto. Esses empreendedores têm algumas características:

- Sonham grande: eles têm ambição e capacidade de enxergar longe;

- Tem brilho no olho: eles têm paixão pelo que fazem, e por isso fazem cada vez mais e melhor;

- Inovam: sabem que não adianta fazer igual ao concorrente para ter diferenciais;

- Botam pra fazer: eles têm capacidade de executar com excelência;

- São éticos: trabalham com transparência, gestão e profissionalismo.



O dinheiro deve ser o objetivo do empreendedor ou a consequência de realizar o que realmente gosta?

O objetivo de um empreendedor de alto impacto é revolucionar indústrias e o meio no qual atuam. Eles querem crescer para gerar renda, oportunidades e postos de trabalho. Esses empreendedores proporcionam mobilidade social. E o melhor de tudo: inspiram as próximas gerações de empreendedores de alto impacto e, por conseguinte, desenvolvem a economia do país. Sem dúvida o dinheiro é uma consequência de realizar o que realmente gosta de fazer, e também querer ser exemplo para o mercado.


"Avaliar o potencial de determinada oportunidade é uma das principais etapas para um empreendedor"


Quais são os mercados de maior potencial no país para abrir um negócio?

Empreendedores, quando olham apenas setores mais aquecidos, podem estar avaliando mal as oportunidades. Nem sempre um setor super aquecido é aquele onde existem as reais oportunidades para um determinado empreendedor. Cabe ao empreendedor encontrar oportunidades em função não apenas do mercado, mas de seus conhecimentos e paixões pessoais.



Existe algum roteiro (caminho) para as pessoas avaliarem o potencial de uma oportunidade?

Avaliar o potencial de determinada oportunidade é uma das principais etapas para um empreendedor. Um bom filtro é conseguir responder quatro perguntinhas básicas:

a. O negócio resolve um problema ou vai ao encontro de necessidades da sociedade?

b. O benefício que o negócio gera é diferenciado o suficiente para que garanta ao empreendedor vantagens na competição com outros?

c. Existe um número de pessoas / clientes em quantidade suficiente para investir neste negócio?

d. Esta oportunidade parece ser lucrativa ou os retornos são baixos demais?



Quais são as principais instituições e órgãos que oferecem apoio e financiam as empresas?

Hoje, cada vez mais, várias organizações e órgãos estão apoiando o empreendedorismo. Na Endeavor, os empreendedores contam com a consultoria de grandes empresários do setor em que atuam. Somos uma organização sem fins lucrativos que ajuda na capacitação de empreendedores para que eles sejam exemplo à próxima geração de empreendedores. Para as empresas que não se encaixam no perfil que procuramos, oferecemos gratuitamente um portal de empreendedorismo no qual é possível encontrar uma videoteca com workshops, E-Talks, blog, revista, artigos e calendário de eventos.



As incubadoras também fazem um trabalho espetacular para ajudar empresas iniciantes e elas podem ajudar bastante o começo de um negócio. O mercado também está pipocando com as aceleradoras, que são empresas que aceleram o crescimento de startups e os apresentam para investidores no mercado. Não podemos esquecer o SEBRAE, uma entidade privada e de interesse público que apóia a abertura e expansão dos pequenos negócios e transforma a vida de milhões de pessoas por meio do empreendedorismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário