sábado, 12 de fevereiro de 2011

Marketing e Publicidade: o que é trabalho de quem?

Parece uma pergunta simples, mas não é. Entre as áreas de formação, os desejos das pessoas e as oportunidades de trabalho disponíveis, surge uma imensa área cinza onde não se sabe o que é trabalho de quem. Marketing, publicidade, relações públicas, design, tecnologia da informação, todos se envolvem para tornar a comunicação funcional, sejam bacharéis, tecnólogos ou autodidatas.




Por definição, os profissionais de marketing atendem empresas, como funcionários ou consultores, abrangendo comunicação corporativa, gestão de produtos e precificação, pesquisa e planejamento estratégico. Já publicitários pertencem às agências e produtoras, cuidando de criação (redação e design), mídia, atendimento, além de sobrescreverem as funções de marketing. Relações públicas, por sua vez, assumem responsabilidades institucionais, eventos, relacionamento com clientes, cerimonial e protocolo. Há ainda os designers e jornalistas, que por vezes exercem funções equivalentes.



Quando falamos de grandes empresas, a situação é mais clara, bem definida e quase sempre com verba suficiente para contratar os profissionais e meios adequados. Mas todos sabemos que grandes empresas não representam a maioria do nosso mercado, não é essa a realidade cotidiana da propaganda no Brasil. São empresas de pequeno e médio porte, com estruturas enxutas e equipes multifuncionais. Não raro, o marketing é controlado pelo dono ou alguém da sua família.



Então estamos online e agora? Há designers planejando, marketeiros produzindo conteúdo, informatas palestrando... E nossa formação? De nada serviu? Afinal, o que precisamos rever? Nossas atribuições profissionais ou nossa formação acadêmica? Com tantas carreiras novas, quem vai pra onde? Se não respondermos estas perguntas em breve, vamos sucatear completamente o mercado.


fonte: http://www.linkedin.com/news?viewArticle=&articleID=367111613&gid=1525847&type=member&item=43447470&articleURL=http%3A%2F%2Fwww%2Elomyne%2Ecom%2F2011%2F02%2Fmarketing-e-publicidade-o-que-e%2Ehtml%3Fsms_ss%3Dlinkedin%26at_xt%3D4d555f947bf05eb9%252C0&urlhash=V-7N&goback=%2Egde_1525847_member_43447470

Nenhum comentário:

Postar um comentário