terça-feira, 16 de novembro de 2010

Quando devo começar a pensar no planejamento para 2011?

Respondido por Márcio Iavelberg, especialista em finanças

Monte seu Planejamento para 2011 a partir de agora. Já estamos no meio de novembro. Portanto, restam menos de 45 dias para a virada. Não deixe para fazer isso na praia ou na bagunça das férias de final de ano. Dê qualidade para esse material. Vai te servir como uma bússola. E, depois, crie uma rotina para acompanhá-lo.

Os objetivos devem ser discutidos e comunicados à equipe. Ao longo do ano, você deve visitar esse plano para saber a que distância está dos objetivos traçados. Isso vai lhe dar muito conforto para direcionar esforços.

No início você vai acertar algumas coisas. Outras metas passarão longe. Mas, com o tempo, com a prática, os planos se tornam muito mais certeiros.

Você deve ter acertado muito nesse ano e errado também. Alguns pontos fortes ficaram ainda mais fortes. Deve ter trabalhado os fracos. As ameaças, que são externas se mostraram bastante vivas. Depois da crise financeira de 2009, muitas empresas começaram a fazer, ou ainda, melhorar seus controles. E as oportunidades em 2010, você aproveitou todas elas?

Enfim, é hora de planejar, novamente. Sentar na frente do computador ou pegar uma folha e uma caneta e traçar seu Plano para 2011.

Márcio Iavelberg é sócio da Blue Numbers Consultoria Empresarial, especializada em PMEs. É administrador, com MBA em Finanças e especialização em Direito Tributário.

Envie suas dúvidas sobre finanças para examecanalpme@abril.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário