quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Redes Social para advogados

Gustavo Rocha
Recentemente a OAB de São Paulo, numa iniciativa louvável, informou a criação de uma comissão especial, denominada Comissão Web Advocacia. Seu primeiro ato será criar uma rede social exclusiva para advogados similar ao linkedIn e Facebook, bem como um twitter específico para advogados.

A ideia merece aplausos pelo seu ineditismo, coragem e inovação.

Precisamos de muito mais, mas este é um caminho importante, pois demonstra o interesse da OAB, como instituição, modernizando a advocacia.
Existem projetos bem interessantes neste sentido, como é o PROMAD – Programa de Modernização da Advocacia, onde até um software de gestão pode ser utilizado por 6 meses de forma gratuita.

Contudo, devemos analisar estas mudanças sob olhos atentos da realidade, visão estratégica e principalmente mercado.

Em relação a realidade, a advocacia como um todo PRECISA se modernizar, mas quem está efetivamente se modernizando é o judiciário. A advocacia precisa acompanhar, estar atenta a todas as mudanças e principalmente PARTICIPAR destas mudanças.


No campo visão estratégica, precisamos municiar os advogados com o que há de mais moderno em gestão. Devemos como instituição darmos mais cursos, palestras, enfim treinar os advogados a perceberem que o mercado está mudando.


Sistematicamente tenho feito palestras, cursos e seminários. Recentemente fui convidado e aceitei com muito carinho dar uma aula no curso de Gestão Estratégica de Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos na Unisinos em Porto Alegre/RS. Será mais uma oportunidade de demonstrar aos advogados o quanto precisamos evoluir e nos conscientizar da tecnologia e gestão na carreira jurídica.

Tudo isto se deve ao terceiro motivo: mercado.


O mercado está com uma visão empresarial, competitivo, mais voltado a resultados. Precisamos adequar uma boa gestão interna com a tecnologia para o sucesso ser garantido.


E você? Como está a sua percepção do mercado?


As redes sociais são uma enorme oportunidade ainda desprezada por muitos profissionais.

São gratuitas, de simples manejo e mais, atingem um público permamente, sempre.



Como assim? Você pode se perguntar.



Simples, ao escrever um artigo, colocar um pensamento, etc nas redes sociais, elas ficam disponíveis para consulta para sempre. Daqui a pouco, alguém poderá lhe conhecer por uma ideia que você escreveu há mais de um ano.



A ideia da OAB será muito útil se compartilhar dados com o mercado, ou seja, se for um instrumento que esteja colaborando com os advogados na divulgação do conhecimento, sabedoria e visão do direito que cada profissional possui.



Vamos transformar a sociedade através de nossas atitudes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário